publique

 

ORIENTAÇÕES + PAGAMENTO

Desde a edição de setembro de 2020, o RelevO remunera seus autores e autoras com R$ 60 por publicação. O valor não é cumulativo por texto ou pelo volume de caracteres, mas por edição (por exemplo, dois materiais publicados na mesma edição não dobrarão a quantia).

Esse pagamento não cobre qualquer exclusividade nossa, portanto o material permanece como propriedade intelectual do autor ou da autora. Nós compramos apenas o direito de publicá-lo. A aprovação automaticamente se estende ao nosso site e às nossas mídias sociais, caso reproduzamos o material nessas plataformas.

Para submeter seu material ao conselho editorial, envie seu arquivo para <contato@jornalrelevo.com>. Anexe em formato docdocx ou pdf o máximo de dois textos em prosa ou três poemas. Aceitamos traduções, resenhas, ensaios e, na verdade, qualquer formato.

Você pode enviar diferentes textos no mesmo arquivo, se preferir. No assunto do e-mail, escreva “Envio de material: [nome do autor]”. Ao recebermos seu material, cadastraremos seu e-mail na nossa newsletter. Não se preocupe: você poderá se descadastrar com um clique logo no primeiro e-mail. Ao enviar, portanto, você concorda com essa adesão.

Contribuições enviadas pelo Facebook (ou outras redes) não serão lidas. O conteúdo não precisa ser inédito: se o trabalho já tiver sido publicado em algum livro ou veículo, favor nos avisar para que façamos a referência correta.

Tentamos, mas não conseguimos acusar recebimento. Se você não receber retorno em 60 dias, não utilizamos o material. Se o aprovarmos depois deste prazo – estamos em constante atraso –, evidentemente entraremos em contato.  Textos selecionados têm sua aprovação comunicada antes do fechamento da edição.

Uma recusa absolutamente não impede novas tentativas. Não tome a avaliação como pessoal. Se você não tem preparo emocional para receber um não – todos nós já recebemos vários –, por favor, não nos envie seu trabalho.

Por fim, assinar o RelevO não é um atalho, condição ou premissa para publicação. Se você pretende assinar um mero impresso literário com o único intuito de conseguir espaço (then again, num mero impresso literário), sugerimos (humildemente!) repensar muita coisa na vida.

CONTO, RESENHA, ENSAIO, POESIA etc.

Envie sua contribuição para <contato@jornalrelevo.com>. Anexe em formato doc, docx ou pdf um máximo de dois textos em prosa ou três poemas. Aceitamos traduções, resenhas, ensaios e, na verdade, qualquer formato.

Não há necessidade de enviar minibiografias (ou biografias inteiras). Queremos saber o mínimo possível sobre o autor e/ou suas titulações.

Não há nenhuma restrição quanto ao tema, embora, a bem da verdade, estejamos um pouco cansados de literatura com a linha “escritor triste fumando em um bar”, “escritor triste escrevendo sobre escrever”, “poema sobre o valor da poesia” e “meu amor não correspondido acaba de sair pela porta”. Isso não significa que materiais dessa natureza serão automaticamente piores e/ou recusados.

Resenhas ou ensaios enviados pelo autor contendo elogios de terceiros a si mesmo serão automaticamente eliminados, sem processo de avaliação.

Cada texto deve conter no máximo oito mil caracteres (com espaço), exceto no caso das críticas literárias, cujo tamanho pode extrapolar os oito mil toques. Assim, evitamos que os textos sejam comentários avulsos sobre determinado título e obrigamos os críticos a variarem o repertório de elogios, fazendo-os repensar a cultura de networking.

TIRINHA, ILUSTRAÇÃO, FOTOGRAFIA etc.

Todos são aceitos para avaliação. Temos maior dificuldade com fotos pelo fato de, em todos esses anos, o resultado impresso dessa mídia não ter saído como desejávamos. Você pode enviar no mínimo 6 imagens em 300 dpi, arquivo jpeg, png ou tif acompanhados de uma minibio de até 250 caracteres, com site para consulta de portfólio. Valem as premissas já relatadas neste espaço.

RECEBIMENTO DE LIVROS

Se você prefere caminhos mais ortodoxos, pode enviar seu livro para o seguinte endereço:

Jornal Relevo
Rua Marie Roxane Charvet, 283, Fazenda Velha
Araucária-PR
83705-074