Baú: Simone Weil

Extraído da edição 103 da Enclave, a newsletter do Jornal RelevO. A Enclave, cujo arquivo inteiro está aqui, pode ser assinada gratuitamente. O RelevO pode ser assinado aqui.

É uma falha querermos ser compreendidos antes de termos sido claros com nós mesmos.

(…)

Desejar amizade é uma grande falha. A amizade deveria ser uma alegria gratuita como aquelas fornecidas pela arte ou pela vida. Devemos recusá-la para que sejamos dignos de recebê-la; é da ordem da graça. É uma dessas coisas que são adicionadas a nós. Todo sonho de amizade merece ser estilhaçado. Amizade não deve ser perseguida, não deve ser sonhada, não deve ser desejada; deve ser exercitada (é uma virtude).

(…)

A amizade não pode ser separada da realidade mais do que o belo. É um milagre, como o belo. E o milagre consiste simplesmente no fato de que ele existe.

(…)

Guarde sua solidão… Quando você receber um afeto verdadeiro, não haverá oposição entre solidão interior e amizade, bem o contrário.

Simone Weil, A gravidade e a graça, 1952 (tradução nossa via The Marginalian. Livro conta com uma nova edição da Chão de Feira: O peso e a graça, 2020).